Projeto Misteriosas: Por Que Algumas Mulheres Fazem Ensaio Sem Mostrar a Face
Compartilhe
As pessoas nem imaginam as motivações de uma mulher por trás de um ensaio sensual feminino. Como fotógrafa de ensaio feminino há mais de três anos e profissional de saúde na área psiquiátrica por um pouco mais de 5 anos, já ouvi e presenciei um número inimaginável de histórias.
E quando se trata de histórias de mulheres, quase sempre são acompanhadas de uma luta interminável contra o machismo. Mas não só isso. São mulheres que desejam se redescobrir, adotar um novo olhar sobre si mesma, se olhar no espelho e enxergar a deusa interior que existe ali.
Nesses tres anos de atuação ouvi muitas historias e gostaria de compartilhar com vcs algumas delas, Essa em especial me fez criar um projeto pensando na necessidade de varias outras mulheres que passam pela mesma situação. Mulheres Misteriosas. Vem entender o por quê...
#MulheresMisteriosas
Para muitas mulheres, fazer um ensaio fotográfico ainda é um desafio
Muitas mulheres vem fazer ensaio e os maridos nem ficam sabendo. E às vezes isso não é voluntário, mas consequência de um relacionamento tóxico, abusivo e ameaçador.
Certo dia, Afrodite (nome fictício, por motivos de segurança) queria fazer um ensaio sensual. Ao mostrar a ideia para o marido, ouviu que aquilo era coisa de “mulher promíscua”.
Ficou chateada, mas estava certa que era algo que desejava muito. Afrodite contou ao marido que ia a uma consulta médica e veio até meu estúdio fazer o ensaio. Durante a sessão, deixou claro que desejava aparecer no meu Instagram, mas isso seria motivo para o marido tirar sua vida.
Aquilo me deixou triste, pois pensei: “como uma mulher tão linda e aparentemente forte passa por tantas privações? Mas somente quem passa sabe do percurso que percorre. Instigada, pensei em uma forma de que essas mulheres apareçam no meu Instagram sem que fossem reconhecidas. Eu garanti para Afrodite que o desejo dela seria realizado.
Pensei em fazer uma foto dela com alguns elementos que a deixasse “misteriosa”, de costas, talvez uma peruca, ou talvez uma foto focando apenas no seu bumbum. Daí as hashtags #projetobumbum e #mulheresmisteriosas - que posteriormente passaram a ser usadas por outras mulheres também.
#ProjetoBumbum
E assim foi feito.
Afordite ficou muito feliz quando se viu na minha página, pois a foto dela foi uma das que recebeu mais curtidas. Extremamente realizada, dizia que a foto dela tinha mais curtidas do que a foto de determinada blogueira que eu também já havia fotografado, rss.
Dias depois, Afrodite recebeu seu álbum e me ligou agradecendo tudo que a fiz sentir. Não apenas pelas fotos, mas pela força que elas proporcionam para ela em momentos difíceis.
“Toda vez que ele me xinga, me deprecia e me deixa mal, abro a gaveta e vejo a mulher que eu sou. Eu não sou nada daquilo que ele me fala”, diz. E é exatamente isso. Às vezes as pessoas insistem em nos chamar de coisas que não somos, e pior é quando acreditamos.
Não foi o caso de Afrodite, pois o ensaio mudou a sua vida.
Faz toda diferença fazer um ensaio e poder se ver com um olhar diferente, por ângulos que você não está acostumada. Na luz e ângulo certos. E quando eu ouço essas histórias percebo o quanto a fotografia faz diferença na vida delas, não são somente fotos mas o que as fotos representam na vida de cada mulher.
E que isso também faz a diferença na minha vida quando sei que estou fazendo a diferença na vida de outras mulheres.
Deseja fazer um Ensaio Fotográfico Feminino? Veja meu portfólio.
Gostou do Projeto Misteriosas? Gostaria de fazer um Ensaio dessa forma? Fale comigo no WhatsApp.
Algumas fotos deste projeto: